Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Espanhol Acessível: língua estrangeira em todos os sentidos

Área do conteúdo

Fotos Oficina 2019 – Semana de Humanidades UFC

 

Nesta página, dispomos as fotos da oficina de material didático inclusivo realizada pelo curso Espanhol Acessível em 2019, durante a Semana de Humanidades da UFC, no Campus Benfica. Todas as imagens são acompanhadas por legendas textuais para audiodescrição.

 

Imagem 1: Na foto, aparece a profª Beatriz Furtado Alencar Lima, à esquerda, ministrando a apresentação da oficina de material didático acessível do curso Espanhol Acessível em uma sala de aula com paredes brancas no Centro de Humanidades da UFC – Campus Benfica. Ela tem a pele clara, possui cabelos escuros e lisos, na altura do ombro. Ela veste uma blusa preta, onde há uma estampa com um desenho colorido de uma mulher, ao centro. No lado direito da foto, há a projeção de um slide sobre o tópico “Ensino de LEs (Línguas Estrangeiras) e pessoas com deficiência”. À frente da professora, há uma mesa retangular onde estão dispostos vários materiais utilizados no curso, com cores diversas.

 

Imagem 2: Na foto, há quatro pessoas em pé numa sala de aula, olhando em direção ao público que está presente na oficina de material didático acessível. Da esquerda para direita, as três primeiras são bolsistas do curso Espanhol Acessível. Elas vestem, respectivamente: a primeira – uma blusa multicolorida com formas abstratas e calça jeans; a segunda – uma blusa branca, com a letra “W” ao centro, em cor amarela e dentro de um círculo vermelho, representando o símbolo do personagem de quadrinhos “Mulher-Maravilha”, acompanhada por uma calça preta; a terceira – blusa e calça jeans, ambos em tons azulados. A quarta pessoa é a profª Beatriz, que aparece sorrindo, segurando algumas folhas de papel em sua mão direita. Ela tem a pele clara, possui cabelos escuros e lisos, na altura do ombro. Ela veste uma blusa preta, onde há uma estampa com um desenho colorido de uma mulher, ao centro.

 

Imagem 3: Na foto, em primeiro plano, há uma mesa retangular onde estão dispostos vários materiais utilizados no curso, com cores diversas. À esquerda, em sala de aula, está a profª Beatriz em pé, de perfil, segurando algumas folhas de papel em sua mão direita e explicando algumas informações ao público sobre as atividades a serem realizadas na oficina de material didático acessível. Ela tem a pele clara, possui cabelos escuros e lisos, na altura do ombro. Ela veste uma blusa preta e calça jeans. O público aparece na foto à direita, é composto por cerca de nove pessoas e todas estão sentadas.

 

Imagem 4: Na foto, há dois banners impressos em lona colados com fita crepe numa parede branca de sala de aula. O banner que está um pouco abaixo, à esquerda, possui um título em negrito que informa: “Uma em cada seis crianças tem síndrome de Irlen”. O banner disposto à direita, um pouco mais acima, diz: “A síndrome que torna a leitura mais difícil”. Ambos possuem as mesmas ilustrações: à esquerda, o desenho de uma menina de perfil, com cabelos escuros e roupa rosada, tentando ler um livro com as letras “u”, “f”, “e”, “l” subindo no ar, e à direita, uma fotografia de um jovem sendo examinado em um consultório por um oftalmologista.

 

Imagem 5: Na foto, aparece o público presente na oficina, é composto por cerca de dez pessoas. Eles estão realizando as atividades propostas na oficina de material didático acessível. À esquerda, duas mulheres estão em pé, uma de cabelos escuros, que veste uma blusa verde, e a outra de cabelos loiros, que veste uma blusa preta. À direita, quase ao centro da foto, aparece uma mulher em pé, de perfil, com cabelos vermelhos e crespos, vestindo blusa e calça pretas. As demais pessoas estão sentadas, algumas aparecem de costas e outras de perfil. No canto inferior da foto, à direita, há uma mesa retangular onde estão dispostos vários materiais utilizados no curso Espanhol Acessível, com cores diversas.

 

Imagem 6: Na foto, há três mulheres em pé numa sala de aula. A mulher que está à esquerda aparece inclinada, de perfil, possui cabelos vermelhos e crespos, vestindo blusa e calça pretas. A mulher que está ao centro explica algumas informações que estão escritas em um cartaz de cartolina amarela, o qual está pregado no quadro branco, próximo do desenho de um boneco posicionado à direita da foto. Ela veste blusa preta e calça cinza. Ainda à direita, há uma mulher vestida com casaquinho listrado preto e branco, com blusa amarela por dentro e uma calça preta. Ela acompanha a explicação da mulher ao centro.

 

Imagem 7: Na foto, à esquerda, há um cartaz feito de cartolina amarela, o qual está pregado no quadro branco, próximo do desenho de um boneco colorido, posicionado à direita da foto. Cada pedaço colorido do boneco indica uma parte diferente do corpo humano. No cartaz amarelo estão escritas as seguintes informações: “Tema: corpo humano / Objetivo Geral: apresentar as partes do corpo / Passos: 1. Apresentar as partes do corpo com o auxílio da figura de EVA montada; 2. Distribuir as partes do corpo entre os alunos; 3. Dar comandos para que os alunos montem novamente a figura utilizando a LE (Língua Estrangeira)”.

 

Imagem 8: Na foto, aparecem três pessoas sentadas, reunidas em uma sala de aula. Há um rapaz à esquerda, com camisa azul marinho, cabelos curtos e escuros. Ele está com uma tesoura na mão direita e recorta alguns pedaços de folhas emborrachadas (EVA) na cor azul. Na mesa dele, há alguns retângulos brancos com círculos em relevo nas cores vermelho e amarelo, possivelmente para indicações de letras no alfabeto Braille. À direita, há duas mulheres, ambas de cabelos escuros e blusas pretas. A mulher que está em primeiro plano, sorri e olha para baixo. A mulher que está atrás, em segundo plano, está escrevendo com caneta hidrográfica sob uma cartolina de cor laranja.

 

Imagem 9: Na foto, aparecem duas pessoas em pé em uma sala de aula. Há um rapaz à esquerda, com camisa azul marinho e calça preta, cabelos curtos e escuros. Ao lado dele, à direita, está uma mulher de cabelos escuros, lisos e presos, vestindo blusa e calça pretas. Ao centro da foto, há um cartaz feito de cartolina laranja com alguns círculos azuis na parte de cima, indicando o uso do alfabeto Braille, feitos de folhas emborrachadas (EVA). Eles estão apresentando ao público presente na oficina as informações contidas no cartaz.

 

Imagem 10: Na foto, há um cartaz feito de cartolina laranja com alguns círculos azuis na parte de cima, indicando o uso do alfabeto Braille, feitos de folhas emborrachadas (EVA). No cartaz laranja estão escritas as seguintes informações: “Objetivo Geral: conhecer o alfabeto em Libras / Passos para execução da aula: alfabeto tátil manual / Avaliação: tatear a palavra em Braille e realizar a tradução para Libras”.

 

Imagem 11: Na foto, aparecem quatro mulheres em pé numa sala de aula. Da esquerda para a direita, a primeira mulher é loira, seus cabelos estão presos, veste uma blusa preta e calça jeans azul escuro. A segunda também é loira, possui cabelos longos e soltos, veste uma blusa azul com mangas e calça preta. A terceira possui os cabelos lisos, pretos e soltos, veste uma blusa verde com calça cinza. A quarta é loira, possui cabelos um pouco abaixo do ombro, lisos e soltos. Veste blusa preta e calça jeans azul escura. Ela está segurando uma pequena árvore de natal verde com enfeites em formato de cículos, quadrados e triângulos, nas cores laranja, amarelo e preto. A árvore e os enfeites são todos feitos de folha emborrachada (EVA). As quatro mulheres estão conversando sobre as atividades propostas na oficina.

 

Imagem 12: Na foto, aparecem os rostos de quatro mulheres reunidas em uma sala de aula. As quatro possuem cabelos escuros. Três delas são bolsistas do curso Espanhol Acessível. Elas vestem, respectivamente: a primeira – uma blusa multicolorida com formas abstratas; a segunda – uma blusa branca, com a letra “W” ao centro, em cor amarela e dentro de um círculo vermelho, representando o símbolo do personagem de quadrinhos “Mulher-Maravilha”; a terceira – blusa jeans azulada, com detalhes brancos. A quarta mulher, que o rosto aparece ao fundo, é a profª Beatriz, que veste uma blusa preta. Elas estão sorrindo para a câmera.

 

Imagem 13: Na foto, aparece em sala de aula a profª Beatriz (à direita) reunida com as três bolsistas e o público que participou da oficina de material didático do curso Espanhol Acessível. No total, há treze pessoas na foto, sendo doze mulheres e um homem. Todos sorriem para a câmera, registrando a finalização da oficina na Semana de Humanidades – UFC, em 2019.

 

 

Acessar Ir para o topo