Você está em: Início › Galeria › Fotos – Materiais para Uso Didático e Inclusivo Fotos – Materiais para Uso Didático e Inclusivo
Nesta página, dispomos as fotos de alguns materiais empregados no curso Espanhol Acessível.
Imagem 1: Na foto, há um mapa tátil multicolorido da América do Sul, onde cada cor representa um país. Exemplo: o verde representa o Brasil; o rosa, o Uruguai; o preto, a Argentina; o azul, o Paraguai; o branco, a Bolívia; o amarelo, o Chile; o vermelho, a Venezuela; tonalidades de marrom para os demais países, como Peru. Equador, Colômbia e as Guianas. O mapa é feito com materiais diversos como papéis cartonados texturizados, algodão, grãos de arroz e de feijão.
Imagem 2: Foto de um mapa tátil da parte Austral (sul) da América do Sul, o qual é contornado com tinta em relevo na cor azul. Ao lado do mapa, há pequenos pontos feitos com a mesma tinta em relevo representando o nome do mapa no alfabeto Braille. Cada país tem o seu desenho preenchido no mapa com materiais diferentes: a Argentina é constituída por grãos de arroz; o Chile, por algodão; a Bolívia, por flocos de milho; e parte do Peru por grãos de feijão.
Imagem 3: Foto de uma mão esquerda segurando uma pequena árvore de Natal construída totalmente com folhas emborrachadas (Etileno Acetato de Vinila – EVA). A árvore é verde e adornada com círculos nas cores vermelho, azul claro e amarelo. No topo da árvore, há uma estrela amarela. Ao fundo da foto, observa-se uma sala de aula com vários materiais do curso Espanhol Acessível dispostos em uma mesa retangular.
Imagem 4: Na imagem, há uma mão esquerda segurando um coração vermelho feito de folha emborrachada (Etileno Acetato de Vinila – EVA). No centro do coração, há pequenos pontos esbranquiçados em relevo feitos com cola quente, representando o nome do objeto no alfabeto Braille.
Imagem 5: Na foto, há 5 livros, nos idiomas inglês e português, sobre educação inclusiva e deficiência, dispostos em cima de uma mesa. Os títulos dos livros são: Learning Through Touch; Inclusive Language Education and Digital Technology; Diálogos sobre Inclusão; Deficiência Visual e Ensino de Línguas Estrangeiras: políticas, formação e ações inclusivas; Children with Visual Impairments.
Imagem 6: Na foto, há vários rolos coloridos de papel e algumas palavras do léxico espanhol. As iniciais de cada palavra estão destacadas em vermelho, sendo representadas no alfabeto Braille e em Libras. Há também uma imagem icônica no lado direito de tais palavras. As palavras que aparecem são: bocadillo, durazno, ensalada, camarón e chocolate.
Imagem 7: Foto de um jogo chamado Memória Textura, da Editora Fundamental, indicado para crianças a partir de 3 anos de idade. O jogo é formado por 20 pequenas peças de madeira em formato quadrado, cada uma com um círculo colorido no centro, contendo uma textura diferente. Na capa do jogo, há o desenho de um menino com cabelos curtos e castanhos, vestindo camisa azul e com os olhos cobertos por uma venda vermelha. O menino está sorrindo, pois se diverte ao tentar descobrir a textura correspondente a cada peça do jogo.
Imagem 8: Na foto, há uma mesa retangular com diversos apetrechos utilizados na confecção dos materiais didáticos inclusivos do curso Espanhol Acessível, como artigos de papelaria (réguas, cartolinas, tesouras, canetas, colas, tintas relevo, fitas adesivas, etc). Há também alguns frascos de colônias para estímulo do olfato e também alguns livros artesanais táteis, para estímulo sensorial. Há ainda 2 caixas de madeira com os jogos Memória Textura e Dominó Textura, ambos indicados para crianças a partir de 3 anos de idade.