Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Espanhol Acessível: língua estrangeira em todos os sentidos

Área do conteúdo

Fotos Adauto Bezerra – 2019

 

Nesta página, dispomos as fotos do trabalho didático realizado em 2019 pelo curso Espanhol Acessível na EEM Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza – CE. Todas as imagens são acompanhadas por legendas textuais para audiodescrição.

 

Imagem 1: Na foto, observa-se uma sala de aula da escola Adauto Bezerra, com paredes em tons de verde. No lado esquerdo, há um quadro branco com algumas anotações em español, como a palavra “diecisiete” e um ventilador amarelo está acima do quadro, próximo ao teto. Do lado direito, existe um armário de ferro na cor azul escuro, e a porta da sala está aberta, permitindo a circulação do ar e a entrada da luz solar. Há sete alunos, quatro meninos e três meninas, reunidos em mesas circulares de madeira, juntamente com duas bolsistas do curso Espanhol Acessível, as quais estão de costas na foto e ambas possuem cabelos negros.

 

Imagem 2: Na foto, há uma vista de cima e posterior (por trás) dos alunos, onde o ângulo da imagem provocou um foco bem aproximado na parte de cima da cabeça de uma das alunas, a qual possui os cabelos lisos e negros. Observam-se os braços e mãos de três alunos que seguram alguns retângulos brancos feitos de papel, que possuem círculos com números. Alguns destes círculos estão preenchidos na cor preta, indicando a letra correspondente no alfabeto Braille.

 

Imagem 3: Na foto, há uma vista posterior (por trás) das pessoas que estão sentadas em uma mesa circular de madeira. No primeiro plano, vê-se de costas um aluno com camisa branca contendo as iniciais AB da escola Adauto Bezerra. Ele é moreno, com cabelos curtos e negros, usa óculos de grau. Ele está acompanhando no celular as explicações de uma das bolsistas do Espanhol Acessível, a qual está do lado esquerdo dele e segura o celular com sua mão direita. Ela também está de costas, veste blusa branca e possui os cabelos escuros, ondulados e compridos. No segundo plano, vê-se o rosto de uma aluna contemplando os dois. Ela está ao lado direito do aluno, também sentada. Ela possui os cabelos escuros, crespos, de tamanho mediano e presos. Um pouco mais distante, estão outros três alunos, mas só é possível ver parte de seus membros superiores.

 

Imagem 4: Na foto, aparecem duas mãos. A esquerda segura alguns papéis brancos com letras desenhadas e a direita segura um celular smartphone que mostra um aplicativo de ensino de espanhol, onde se vê na parte superior da tela a frase ¿Cómo se signa? e uma pessoa com imagem duplicada sinalizando com as mãos. Na parte inferior da tela, há as opções ¿Cómo? e ¿Cuál? para o usuário selecionar.

 

Imagem 5: Na foto, observa-se uma sala de aula da escola Adauto Bezerra, com paredes em tons de verde. No lado direito, há uma janela retangular e transparente que permite a circulação do ar e a entrada da luz solar.No mesmo lado, uma das bolsistas do Espanhol Acessível está em pé, possui cabelos negros, lisos, com corte Chanel. Ela veste blusa preta, sem mangas e calça jeans azul, com leves manchas mais claras. Há seis pessoas reunidas em mesas circulares de madeira, uma delas é outra bolsista do Espanhol Acessível, com blusa preta de mangas longas, cabelos escuros, longos e soltos. Há quatro alunos do Adauto Bezerra fardados, dois meninos e duas meninas. Há também uma mulher sentada, do lado esquerdo da outra bolsista, observando a turma.

 

Imagem 6: Na foto, aparece a sala de aula com paredes esverdeadas, contendo na parte de cima dois ventiladores em cada lado, um amarelo e um preto, respectivamente. Há também um quadro branco onde estão escritos conteúdos sobre a flexão no presente do indicativo no espanhol do verbo gustar. Observam-se duas mesas circulares de madeira. Em cada uma delas, há um aluno. À esquerda, há um aluno moreno, com cabelos negros, curtos e lisos, vestindo uma camisa preta. À direita, há um aluno também moreno, de cabelos escuros, curtos e lisos, com um pouco mais de volume capilar. Ao centro, está inclinada de perfil uma das bolsistas do Espanhol Acessível explicando o conteúdo aos alunos. Ela veste blusa preta, sem mangas e calça jeans azul, com leves manchas mais claras.

 

Imagem 7: Na foto, há uma sala de aula com paredes esverdeadas, onde se vê um quadro branco com conteúdos de espanhol escritos a pincel. Há uma mesa circular de madeira, onde estão dispostos três alunos sentados, tendo à esquerda dois meninos fardados, morenos, com cabelos escuros. À direita, há uma aluna com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos, com a cabeça apoiada em seu braço esquerdo. Eles parecem conversar alegremente.

 

Imagem 8: Na foto, há uma sala de aula com paredes esverdeadas. Há uma mesa circular de madeira, onde estão dispostos três alunos sentados, tendo à esquerda dois meninos fardados, morenos, com cabelos escuros. À direita, há uma aluna com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Eles estão exercitando o tato através do manuseio de algumas folhas e frutas, como bananas, laranjas, maçãs e uvas.

 

Imagem 9: Na foto, há uma aluna com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Ela está exercitando o tato através do manuseio de algumas folhas que estão sob uma mesa redonda.

Imagem 10: Na foto, há um aluno fardado, de pele morena, com cabelos escuros e lisos. Com a mão esquerda, ele apalpa algumas uvas roxas que estão dentro de um pequeno pote de plástico transparente, o qual está sob uma mesa redonda.

 

Imagem 11: Na foto, observa-se uma sala de aula da escola Adauto Bezerra, com paredes em tons de verde. No fundo da sala, existe uma porta fechada, que possui um pequeno quadrado de vidro para visualização do exterior, e também um armário de ferro na cor azul escuro. Há cinco pessoas reunidas em mesas circulares de madeira, três são alunos (à esquerda) e as outras duas são bolsistas do curso Espanhol Acessível (à direita). Entre os alunos, dois são meninos fardados, morenos, com cabelos escuros, um deles está segurando um laranja com as duas mãos e o outro segura um pote de plástico tranasparente; ao centro da foto, há uma aluna com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Entre as bolsistas, a que está em primeiro plano na foto, possui cabelos escuros, cacheados, longos e soltos, e veste uma blusa cinza com o brasão da UFC. A outra bolsista possui cabelos escuros, lisos e com corte Chanel, e está vestindo uma blusa vermelha contendo algumas letras brancas. Ela está passando uma laranja para a aluna que está no centro da foto. Eles estão exercitando o tato com as laranjas.

 

Imagem 12: Na foto, observa-se uma sala de aula da escola Adauto Bezerra, com paredes em tons de verde. Há nove pessoas sentadas em cadeiras brancas de plástico, reunidas em mesas circulares de madeira. Cinco delas são alunos fardados que aparecem de costas. Há uma aluna à paisana com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Há uma bolsista do Espanhol Acessível fazendo a leitura oral de um texto através de uma folha de papel. Ela possui cabelos escuros, lisos e com corte Chanel, e está vestindo uma blusa vermelha contendo algumas letras brancas. À direita na foto, há um rapaz moreno, de cabelos pretos e cutos, com as mãos para cima e a cabeça levemente inclinada para baixo, vestindo uma camisa cinza claro que possui algumas letras no centro. No canto, à direita, há uma jovem com cabelos loiros, lisos e longos, lendo o texto contido em uma folha de papel.

 

Imagem 13: Na foto, numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra, há três alunos fardados e sentados, dispostos em uma mesa arredondada. tendo À esquerda há uma aluna com cabelos pretos, compridos e lisos; à direita, há dois meninos com cabelos escuros e curtos. Suas cabeças estão inclinadas para baixo, pois acompanham na mesa a leitura de um texto impresso com letras ampliadas. O aluno que está no canto da foto à direita é deficiente visual e acompanha a leitura do texto impresso em Braille.

 

Imagem 14: Na foto, aparecem as duas mãos de um aluno, lendo um texto em braille na mesa da sala de aula.

 

Imagem 15: Na foto, numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra, há dois alunos sentados, um menino e uma menina, dispostos em uma mesa arredondada. À esquerda, o menino está fardado, é moreno e possui cabelos escuros, pretos e lisos. A cabeça dele está levemente inclinada para baixo observando um mapa tátil da América do Sul. À direita, há uma aluna à paisana com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Ela sorri ao tatear o mapa com suas mãos.

 

Imagem 16: Na foto, aparecem as duas mãos de uma aluna, com unhas pintadas de vermelho, sentindo um mapa tátil multicolorido da América do Sul, que está disposto sob a mesa. No mapa, cada cor representa um país. Exemplo: o verde representa o Brasil; o rosa, o Uruguai; o preto, a Argentina; o azul, o Paraguai; o branco, a Bolívia; o amarelo, o Chile; o vermelho, a Venezuela; tonalidades de marrom para os demais países, como Peru. Equador, Colômbia e as Guianas. O mapa é feito com materiais diversos como papéis cartonados texturizados, algodão, grãos de arroz e de feijão.

 

Imagem 17: Na foto, numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra, há dois alunos fardados e sentados, dispostos em uma mesa arredondada, onde há vários papéis e materiais escolares, como pincel, régua, estojo, bolsas. À esquerda, há um menino com cabelos escuros e curtos. À direita, há uma aluna com cabelos pretos, compridos e lisos. Eles estão tateando uma pequena árvore de Natal construída totalmente com folhas emborrachadas (Etileno Acetato de Vinila – EVA). A árvore é verde e adornada com círculos nas cores vermelho, azul claro e amarelo. No topo da árvore, há uma estrela amarela.

 

Imagem 18: Na foto, numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra, há dois alunos sentados, um menino e uma menina, dispostos em uma mesa arredondada. À esquerda, o menino fardado, com cabelos escuros e curtos, está de cabeça baixa lendo um texto com letras ampliadas. À direita, há uma aluna à paisana com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Ela é deficiente visual e acompanha a leitura do texto impresso em Braille.

 

Imagem 19: Na foto, há cinco pessoas reunidas em uma mesa circular de madeira contendo resmas de papel para impressão em Braille, numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra. Três delas são alunos (à esquerda) e as outras duas são bolsistas do curso Espanhol Acessível (à direita). Entre os alunos, dois são meninos fardados, com cabelos escuros e curtos; no canto esquerdo da foto, há uma aluna com fardada, com cabelos pretos, compridos e lisos. Entre as bolsistas, a que está em primeiro plano na foto, possui cabelos escuros, cacheados, longos e soltos, e veste uma blusa preta com desenhos brancos no centro. A outra bolsista, que está do seu lado, possui cabelos escuros, lisos e com corte Chanel, e está vestindo uma blusa regata preta. Eles aparecem sorrindo para a câmera.

 

Imagem 20: Na foto, há quatro pessoas reunidas numa sala de aula com paredes esverdeadas da escola Adauto Bezerra. Em primeiro plano, duas delas são alunos, um menino e uma menina, estão sentados, dispostos em uma mesa circular de madeira, onde há alguns materiais didáticos do curso Espanhol Acessível, como uma pequena árvore de Natal feita com folhas emborrachadas e um mapa tátil da América do Sul. À esquerda, o menino está fardado e possui cabelos escuros e curtos. À direita, há uma aluna à paisana com blusa escura, contendo alguns detalhes brancos e letras vermelhas, com cabelos pretos, compridos, levemente lisos. Em segundo plano, há duas mulheres em pé. A da esquerda é a professora Beatriz Furtado Alencar Lima, coordenadora do curso Espanhol Acessível, seus cabelos são escuros e estão presos, ela veste uma blusa branca com pequenos pontos escuros estampados e calça preta. Ao seu lado, está uma das bolsistas do curso, que possui cabelos escuros, cacheados, longos e soltos, e veste uma blusa preta com desenhos brancos no centro. As quatro pessoas estão sorrindo para a câmera, registrando a finalização do trabalho do curso na escola Adauto Bezerra, em 2019.

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo